segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estação Coqueiral do metrô do Recife é uma vergonha

A estação Coqueiral do metrô do Recife, localizada no bairro de Tejipió, periferia da Zona Oeste do Recife, é uma vergonha. O local foi o centro das atenções na manhã desta sexta-feira (15/6), depois que dois trens se chocaram, assustando e ferindo levemente alguns passageiros.

Mas o que deveria ganhar destaque é o abandono em que se encontra o entorno e algumas áreas da estação. A passarela de pedestres usada pelos passageiros para ter acesso ao sistema e que permite a travessia sobre a linha de trem é um lixo. Está totalmente pichada, abandonada e perigosa. Fezes, urina e restos de comida são encontrados por toda parte.

O local é deprimente. O odor, isuportável.


Além da sujeira e do aspecto de abandono, a passagem é usada frenquentemente por viciados e ladrões. É comum ver pessoas fazendo a travessia em motos. Nesta sexta-feira, quatro homens em duas motos se preparavam para roubar uma mulher enquanto a reportagem estava fazendo imagens no local. Sem qualquer constrangimento.

No entorno, não faltam relatos de assaltos na passarela. Não importa se é dia ou noite. Há três meses uma mulher chegou a ser baleada por se negar a dar a bolsa ao ladrão.

A CBTU/Metrorec se limita a cuidar da parte interna da estação, que de fato é bem conservada. Argumenta que a segurança da parte externa transcende sua responsabilidade. Como o governo do Estado também não disponibiliza policiamento, a população fica vulnerável. E pelo jeito vai continuar por muito tempo. Mas algo precisa ser feito. O problema não é só na Coqueiral. O entorno e áreas de várias estações da Linha Centro do metrô também estão degradadas.

É assustador.

Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário