quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Leitora relata dia de horror no Hospital do Câncer. Médico manda procurar Eduardo e Dilma



Venho recorrer a você para denunciar o descaso do atendimento no Hospital do Câncer de Pernambuco.

Hoje, 29/11/2011, presenciei vários absurdos que indignam qualquer cidadão. Estive em Fevereiro de 2011 para revisão de cirurgia, chegando ao hospital logo cedo e saindo às 12h. Achei um absurdo, mas não imaginaria que o absurdo ainda estava por vir.

Hoje, cheguei as 07 h no Setor de Cabeça e Pescoço para mais uma revisão. Como é de praxe, enfrentei uma fila enorme inicialmente apenas para entregar o meu cartão do prontuário para que depois aguardasse a ser chamada para a consulta.

Nesse percusso, passam-se 03 horas... Faltando umas 04 pessoas para que eu fosse atendida, isso já era umas 10h30, o atendente (altamente despreparado para trabalhar com pessoas) disse que os médicos não iriam mais atender ninguém.

No setor tinha 02 médicos em atendimento. As reclamações eram muitas, até porque havia pacientes que estavam marcados há meses, se deslocado de interiores distantes e teriam que voltar outro dia (Vagas disponíveis apenas em março/2011).

De repente um médico, se é que possamos chamar um insensível daquele de médico (Dr. Luiz Mário) aparece na recepção e diz aos pacientes. "Procurem Eduardo Campos, Procurem Dilma e peçam mais médicos porque eu não tenho condições de atender todo mundo".



Pacientes revoltados, principalmente por estar alí diante de uma humilhação aos que mais precisam deles. Pois com uns 10 minutos o tal médico pegou sua bolsa e saiu ao telefone celular.

Continuei naquele lugar não muito agradável, tentando saber pelo qual motivo meu médico também não iria atender seus pacientes e para remarcar a consulta, caso não conseguisse ser atendida.

(Vale ressaltar que minha consulta estava marcado desde 01/02/2011. Após ouvir o atendente dizer "gritar" com as pessoas dizendo que não era culpa dele, o médico é que não queria atender, procurei a assistente do Dr. Leonardo Arcoverde e perguntei porque ele não iria atender e ouvi a mesma responder que o problema era da recepção, que não havia encaminhado as fichas dos pacientes para o consultório. Ou seja, a administração, organização e planejamento do setor passa longe, assim como os olhos que deveriam estar atentos para fazer funcionar melhor aquele hospital.

Fui até a sala do Dr. e consegui rapidamente entre a saída de um paciente pedir com muita gentileza que ele olhasse meus exames, pois desde fevereiro eu estava marcada e ele apenas respondeu: "Não tenho condições!".

Voltei para recepção e solicitei ao atendente que remarcasse minha consulta para o dia mais próximo disponível e ainda uma cópia da relação dos pacientes MARCADOS para o dia de hoje. Pois bem, consegui os dois. A consulta marcada para 20/03/2012 e a relação de marcações do dia 29/11/2011 constando 21 pessoas para atendimento.

Se eu fosse contar a quantidade de pessoas para ser atendidas e que já tinham sido atendidas, era a de um mês inteiro.

Perguntas: Se os pacientes que estavam marcados não conseguiram ser atendidos, como aquela "danação" de gente conseguiu?

A lógica do atendimento não seria os marcados e depois os encaixes?

Para melhorar o humor, fui até a Assistência Social pegar uma declaração de comparecimento, pois já tinha perdido a manhã de trabalho.

Era exatamente 12h quando outra atendente que parece estar falando com algum parasita pediu para aguardar que eu já iria ser chamada.

Contadinho de relógio por uma hora... Fui chamada as 13h.

Saí de lá fumaçando e fui até a diretoria, mas não tinha ninguém disponível para atendimento.

Procurei a ouvidoria e por incrível que pareça, poderia tocar fogo no setor que não tinha ninguém por lá.

Cansei e fui embora a ponto de explodir de ódio.

É indigno que qualquer cidadão passar por isso. E não questiono nem a minha situação, porque graças a Deus sei que meu caso não é de urgência e moro próximo, mas eu consigo me colocar na situação de muitos alí, que disse ter saído de casa ontem e não ter conseguido ser atendido.

Passar o dia ali dentro é justamente a oportunidade de ver o descaso da nossa política e dos administradores do Estado.

É ter a certeza que jamais eles estiveram alí ao menos para ver em que condições (má condições) os cidadãos estão lutando por vida, por saúde, que é um DIREITO de cada um deles.

É doloso você ter que passar por situações como a que eu presenciei, já estando tão abalado psicologicamente como aqueles pacientes que muitas vezes já estão desacreditados...

Eu vi pessoas chorando por não ter condições de voltar para uma remarcação, implorando para que fossem atendidos, aonde seria obrigação do hospital o atendimento que já estava agendado... Enfim, essa é a nossa realidade..

Ah, que vai melhorar porque a Copa vem por aí, não é?

E para isso o Estado vai investir... Só Deus sabe em que conta... E que ele permita que uma delas seja a daquele hospital.

Enfim, desabafei!

Eduarda Lucena

Publicada no Blog de Jmaildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário